CONSULTORIA E ASSESSORIA EM COMPLIANCE

Atualmente, as empresas enfrentam muitos desafios em suas jornadas de compliance. O ritmo das mudanças regulatórias é intenso.

Os principais stakeholders nas áreas de compliance, jurídica e de auditoria interna nas principais organizações de Life Sciences estão cada vez mais preocupadas com a efetividade de seus programas globais de compliance. A maioria reconhece que esses programas se tornaram cada vez mais complexos e estão testemunhando suas cargas de trabalho aumentarem conforme os ambientes de negócios e regulatórios evoluem. Além disso, estão preocupados com o fato de que podem não estar se protegendo contra riscos de uma maneira que atenda às necessidades da organização.

A XPGroup em parceira com Casarotto Sociedade de Advogados, desenvolveu o melhor método para assessorar as organizações na implantação e gestão, seguindo as mais rígidas normas de Compliance.

A metodologia aplicada a Gestão e Assessoria de Compliance gera benefícios, tais como:

Desafios Internos

Atualmente as empresas enfrentam muitos desafios em suas jornadas de compliance. O ritmo das mudanças regulatórias é intenso. Os principais stakeholders nas áreas de compliance, jurídica e de auditoria interna nas principais organizações de Life Sciences estão cada vez mais preocupadas com a efetividade de seus programas globais de compliance. A maioria reconhece que esses programas se tornaram cada vez mais complexos e estão testemunhando suas cargas de trabalho aumentarem conforme os ambientes de negócios e regulatórios evoluem. Além disso, estão preocupados com o fato de que podem não estar se protegendo contra riscos de uma maneira que atenda às necessidades da organização.

  • Pressão para reduzir custos e melhorar as eficiências, mantendo a conformidade;
  • Necessidade de apresentar valor nas iniciativas e ações de compliance;
  • Necessidade de aumentar a agilidade da conformidade para concorrer no mercado;
  • Entrada em novos segmentos de mercado;
  • Introdução de novos modelos de negócios (por exemplo, modelos diferentes baseados em serviços e soluções).

Desafios Externos

  • Maior escrutínio/expectativa regulatória;
  • Pressão dos clientes, terceiros e parceiros de negócios;
  • Mudança para modelos de pagamento baseados no valor, levando a novas abordagens de vendas e marketing (por exemplo, novas interações com compradores, pagadores, organizações de saúde e profissionais de saúde);
  • Cenário político e econômico.
  • A função de compliance é reativa;
  • O foco está na resposta e remediação;
  • Recursos e treinamento limitados;
  • Altamente prescritiva.
  • Baixos níveis de propriedade.
  • A função de compliance está integrada em toda a empresa (modelo GRC);
  • O foco está na prevenção e detecção e monitoramento contínuo com uso de tecnologia e análise de dados;
  •  Compliance é investimento e tem um posicionamento estratégico na governança;
  • A cultura é gerenciada ativamente, incluindo o uso de incentivos.

A Oportunidade Estratégica

A mudança constante pode ser o new normal, mas também pode sinalizar uma oportunidade contínua. Trata-se de uma oportunidade para reavaliar e reequipar a conformidade. A XPGroup em parceria com Casarotto Sociedade de Advogados, trabalha lado a lado com sua equipe para assessorar e transformar seus esforços de conformidade em uma estrutura de compliance mais eficaz, eficiente e sustentável – que pode levá-lo da estratégia à execução – para continuar agregando valor no longo prazo. Os benefícios potenciais dessa abordagem podem se estender à construção de uma cultura de compliance orientada pela estratégia, focada nas vantagens competitivas e no valor agregado do negócio, sintonizada com diversos stakeholders e incorporada na governança, no planejamento e nas operações.

Assessoria no Programa de Compliance

A metodologia de compliance assessorada pela XPGroup e Casarotto ajuda as empresas a enxergarem além da próxima demanda regulatória e identificar e implementar uma estratégia completa de compliance – que conecta todos os pontos existentes e ajuda a reduzir custos, aumentar a satisfação dos stakeholders e gerar valor de negócio. A metodologia de compliance, inclui oito elementos que norteiam a prevenção, detecção e resposta, tendo a governança e cultura como elementos fundamentais. A responsabilidade pelo compliance começa com uma sólida cultura de compliance com a “conduct at the top” e atinge as três linhas de defesa. Com funções e responsabilidades claramente definidas, cada “linha” de defesa desempenha um papel importante na estrutura geral de compliance da organização.

Atuando com uma equipe multidisciplinar, podemos oferecer apoio especializado na estruturação de Programas de Compliance eficazes e personalizados para cada empresa seguindo as orientações da Lei Anticorrupção, da Controladoria Geral da União, ISSO 19.600, ISSO 37.001, dentre outras.

É nessa atuação de vanguarda que desempenhamos as seguintes atividades (veja no Resumo dos Serviços):

Conformidade de Profissionais de Saúde

No Brasil, a conformidade efetiva de profissionais de saúde continua sendo o foco crítico para as empresas de Life Sciences como resultado de:

  • Um ambiente regulatório e legislativo cada vez mais punitivo;
  • Desafios de atuar em um grande número de mercados internacionais com uma ampla gama de regimes legais, de conformidade e práticas culturais;
  • Aumento da incidência de desvios de conduta no setor e região.

Podemos ajudar com estratégias proativas e reativas para prevenir, detectar e remediar questões de compliance envolvendo profissionais de saúde utilizando programas de monitoramento, auditorias internas, análises antissuborno e anticorrupção, além de investigações sobre desvios de conduta e análise de terceiros.

Conformidade da Qualidade

A metodologia de compliance, ajuda as empresas a enxergarem além da próxima demanda regulatória, identificarem e implementarem uma estratégia completa de compliance – que conecta todos os pontos existentes que ajudam a reduzir custos, aumentando a satisfação dos stakeholders e gerando valor de negócio. A metodologia de compliance implementada pela XPGroup e Casarotto inclui oito elementos que norteiam a prevenção, detecção e resposta, tendo a governança e cultura como elementos fundamentais. A responsabilidade pelo compliance começa com uma sólida cultura de compliance com a “conduct at the top” e atinge as três linhas de defesa. Com funções e responsabilidades claramente definidas, cada “linha” de defesa desempenha um papel importante na estrutura geral de compliance da organização.

Privacidade de dados e segurança cibernética

A mudança constante pode ser o new normal, mas também pode sinalizar uma oportunidade contínua.
Trata-se de uma oportunidade para reavaliar e reequipar a conformidade. A XPGroup e Casarotto trabalham lado a lado com sua equipe para assessorar a transformar seus esforços de conformidade em uma estrutura de compliance mais eficaz, eficiente e sustentável – que pode levá-lo da estratégia à execução – para continuar agregando valor no longo prazo. Os benefícios potenciais dessa abordagem podem se estender à construção de uma cultura de compliance orientada pela estratégia, focada nas vantagens competitivas e no valor agregado do negócio, sintonizada com diversos stakeholders e incorporada na governança, no planejamento e nas operações.

Resumo dos Serviços

  • Due diligence em fornecedores e parceiros;
  • Assessoria como membro do Comitê de Ética;
  • Treinamentos específicos sobre a Lei Anticorrupção;
  • Elaboração e implementação de Programas de Compliance;
  • Revisão de Código de Ética e políticas de procedimentos internos;
  • Implementação de Sistema de Indicadores de Performance (KPI);
  • Representação de clientes em inquéritos administrativos e processos sancionadores;
  • Assessoria em investigações internas e procedimentos administrativos, cíveis e criminais;
  • Representação em negociações de acordos de leniência com autoridades governamentais.
  • Avaliação dos impactos regulatórios e estratégia;
  • Avaliação, seleção e implementação da solução de compliance;
  • Compliance e due diligence de terceiros;
  • Proteção de marcas e combate à falsificação.
  • Interação com autoridades reguladoras;
  • Desenvolvimento de treinamentos específicos para empregados e terceiros;
  • Suporte em situações de crise (incidentes de vazamento ou sequestro de dados);
  • Revisão de cláusulas e minutas contratuais para adequação à LGPD e boas práticas;
  • Assessoria para adoção de medidas necessárias de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.
  • Investigação de fraudes e má conduta;
  • Monitoramento de profissionais de saúde;
  • Avaliações de combate ao suborno e à corrupção;
  • Auditorias internas de conformidade de profissionais de saúde.
  • Otimização do sistema de gestão da qualidade;
  • Projeto de modelo operacional alvo da organização de qualidade;
  • Seleção e implementação de fornecedores de soluções de qualidade.

Dr. Henrique Casarotto

Setor de Compliance

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