Recuperação Judicial: uma segura opção para evitar a falência

Os dados confirmam. Cresce o número de empresas que foram levadas a falência em decorrência das diversas crises econômicas que o mercado sofre por conta do atual cenário econômico nacional e internacional.

A Recuperação Judicial está prevista no artigo 47 da Lei nº 11.101, de 2005, criada para substituir a ultrapassada “concordata”, e tem como objetivo a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor. As empresas que se encontram em dificuldades financeiras têm ao seu lado o Poder Judiciário para auxiliar a superar a crise.

Na Recuperação Judicial a essência é preservar a empresa, de modo que o Governo mantém a fonte produtora de bens e serviços, garantindo os empregos dos trabalhadores e os interesses dos credores, destacando-se, assim, o fim social da empresa.

Porém, antes de se utilizar da recuperação judicial é necessário fazer um diagnóstico para analisar as possibilidades de recuperação da empresa, de modo a conhecer em detalhes as causas que levaram o negócio a se aprofundar em uma crise.

A cada dia se tem notícias que empresas de todos os seguimentos estão reduzindo seus investimentos e produção por conta dos acontecimentos internacionais e nacionais que interferem diretamente nas suas relações empresariais.

O mundo assiste uma das mais devastadoras crises humanitárias de todos os tempos em razão da pandemia da COVID-19.

Temos presenciado muitos empresários perderem todos seus bens pessoais construídos durante anos de trabalho, na tentativa de salvarem suas empresas, quando poderiam se utilizar da Recuperação Judicial. Uma particularidade envolve esse aspecto: quando o empresário decide pedir recuperação judicial, regra geral, sua empresa já encontra-se irrecuperável.

Em via de regra, os empresariados pouco sabem sobre esse assunto e a função dos Executivos da XPGroup é assessorá-los no caminho correto.

Com gestores altamente renomados, podemos assessorar as empresas e seus executivos administradores, advogados, contadores, economistas dentre outros, alertando-os quanto o momento adequado para utilizarem ferramentas jurídica eficaz.

A XPGroup, lado a lado com sua empresa, o conhecimento e experiência da nossa equipe de profissionais e parceiros especializados em gestão de crise, preparados para analisar, diagnosticar, criar uma estratégia personalizada e aplicar as melhores metodologias administrativas, fiscais e judiciais para o planejamento de curto, médio e longo prazo.

Agindo PREVENTIVAMENTE, é possível evitar que os empresários percam todos seus bens pessoais construídos durante anos de trabalho, por exemplo.

Conheça alguns dos principais benefícios da Recuperação Judicial

Facilitar o pagamento de dívidas

Realizar acordos ou convenções coletivas de trabalho

Evitar processos de falência

Dialogar com os credores

Garantir a fonte de geração de riqueza e renda

Suspender ações e execuções judiciais

Gilberto Batista

Diretoria responsável pelo setor de Recuperação Judicial e Extra Judicial

Rolar para cima